Páginas

05 agosto 2008

Microsoft Brasil vai longe?

por Marcos Diniz

Há muito tempo quis escrever sobre o que eu acredito ser a Microsoft Brasil e parece que este é o momento.

Possuo um Xbox 360 que não é o Kit oficial, até porque quando adquiri meu aparelho, não havia oficialmente XBox360 no país. Meu console é “travado” e ainda tenho um bom número de jogos originais, cerca de 21, ou seja, sou um consumidor que pode falar um “pouquinho” sobre o mercado.


Faz algum tempo que não temos notícias que realmente sejam relevantes para nos consumidores da plataforma 360, e essa última do Gears of War 2 e sua versão limitada para o Brasil mostra o quanto a empresa “tampa o sol com a peneira.”

Concordo com o fato de muitas coisas não dependerem da empresa aqui no Brasil como por exemplo, legendas ou dublagens. Mas se chegarmos há uma conclusão, o que a Microsoft tem feito no Brasil que as distribuidoras de jogos já não estão fazendo?

Vejo a Microsoft Brasil devagar demais e burocrática. Aparentemente parece que está tudo bem, tudo tranqüilo. Afinal a empresa é a única a estar oficialmente aqui na terra do Winning Eleven. Do que adianta lançar um console sem ter um suporte decente, sem a rede online brasileira (Live), sem no mínimo títulos de peso com legendas ou dublagens. Exceto Halo 3 que foi um milagre.

A questão é o diferencial.

Uma edição limitada apesar de seu uma boa opção é muito pouco para um mercado carente, e de certa forma isto não me contenta, sabe por quê? Por que só visa lucro e mais nada! Será que quem tiver a versão limitada jogará mais o título de quem possuir a versão comum?

Empenho, respeito e clareza, isso são as palavras do que acredito que falta para a fraca empresa.

O jeito é esperar não é? Vamos esperar enquanto o Wii e o PlayStation 2 estão vendendo muito, igualzinho ao Elitizado 360 ou então vamos esperar mais uma dublagens do Viva Piñata.

Viva! Perfeito! Uau!

Hello Kit!

Segundo o site, www.xbox360.com.br, o console é vendido em grandes lojas de varejo e eletrônicos como: Extra, Carrefour e Ponto frio. Para tirar a prova, este rabugento loiro foi atrás para descobrir onde encontrar o “Kit Nacional*”. O resultado você confere logo a seguir.


*Pesquisa feita nas lojas da Cidade de São Paulo e grande SP.

Frase retirada do site: “A partir de abril de 2007, a Microsoft fechou parcerias com novos revendedores. Agora, é muito mais fácil encontrar jogos, acessórios e o kit oficial brasileiro.”

Uma curiosidade. No Hipermercado Extra o console não aparece nos estoques há cerca de 3 meses.

Quer um Kit nacional? É fácil, importa!

Vamos mais longe. Nintendo Wii e o PlayStation 2, ou seja, os concorrentes diretos do Xbox360 no Brasil, estão sendo vendidos na Casas Bahia, que é também uma grande loja de varejo Brasileira. Os valores do console são:

• R$1.199,00 em até 10 vezes;
• PS2 R$699,00 em também até 10 vezes.

Outro detalhe é que os consoles na loja, possuem um bom estoque, cerca de 10 peças cada.

Para não ser completamente um desastre, o kit Nacional foi encontrado somente em lojas especializadas e nas Lojas Ri-Happy dos Shoppings Iguatemi, Villa Lobos e Higienópolis.

Enquanto isso a Microsoft Brasil acredita que “o console está vendendo o que tem que vender”. Quem disse esta frase foi o Sr. Milton Beck em entrevista ao UOL jogos.

Vamos falar mais do “Kit nacional” do Sr. Milton Beck. Em mais uma pesquisa feita pelo implicante loiro com uma pequena amostra de 93 pessoas, nada tão significante, mas dá pra ter uma idéia de quanto o Kit Nacional tem tido saída, 88 pessoas possuem o console importado (95,35% ) e 5 pessoas possuem o kit nacional (4,65%).

Realmente um número muito baixo para quase dois anos de Xbox no Brasil, mas podemos também dizer que não dá para comparar com o mercado informal, até por que o custo do informal é bem inferior.

Com tudo isso me faz chegar a seguinte conclusão. O XBox Brasileiro existe, mas não está lá! Eu vi, mas não joguei. Passou e nem deixou um abraço!

Enquanto a Microsoft não olhar o mercado com mais interesse, não apenas visando lucros, mas também em trazer uma experiência para novos jogadores, o console continuará assim, desconhecido e praticamente Elitizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário