Páginas

04 dezembro 2007

Mundo | Gamer

- Cadê o XBox 360 no Brasil?

Para muitos o que vou escrever agora talvez não faça nenhum sentido, mas mercadologicamente faz e muito!

Estive recentemente no Anhembi em São Paulo para conferir um evento de uma Loja Popular de Eletro-Eletrônicos e Diversos. Em minhas andanças deparei-me com TVs de Plasma, LCD, aparelhos DVD, Celulares, enfim, um leque de opções para quem quiser trocar de Eletros e até mudar os móveis da casa.

Conversei com alguns vendedores, inclusive da parte de AUDIO e VÍDEO, sobre as vendas daquele Stand e obtive a informação que há muita procura de TVs de LCD e Plasma neste ano. Boa parte das vendas estariam sendo pagas à vista, devido ao preço atraente que a loja está praticando.

Então analiso o fato da seguinte forma:

O poder de aquisição está alto até, visto que em média uma TV de LCD ou Plasma não sai por menos de R$1.600,00, então posso concluir que as pessoas querem acesso a novas tecnologias e porque naquela loja não haver algumas ilhas de demonstração do console da Microsoft?

Até a Tectoy estava lá com o saudoso Mega Drive, inclusive com direito a três ilhas e ao meu ver muito bem montadas.

Qual seria a desculpa, Público Alvo? Não, essa não colaria, há muitas pessoas com o poder aquisitivo para comprar o console à vista se quiserem, mas venderia? Com certeza, quer fachada melhor que Stands de TVs de LCD e ao lado por exemplo Ilhas com XBox 360, inclusive se quisessem atingir o público infantil, seria uma ótima opção ter VIVA PIÑATA PARTY ANIMALS em um dos consoles da ilha.

Mas isso é só uma idéia. O que seria realmente interessante, algo de supreender mesmo é apresentar de vez o produto à massa, gerar desejo, retirar da cabeça do povo que depois do Mega Drive pulamos para o Playstation 2 e consoles de nova geração só existe o PS3!

Mais chato ainda é ver o bonito jogo KAMEO ser usado em vídeo para demonstrar o potencial de uma marca TV LCD e não uma divulação do jogo em si ou console. Até me fiz de besta e perguntei ao vendedor que jogo era aquele e para que aparelho. Sabe a reposta que eu ouvi? É um jogo do PlayStation2, amigo!

Realmente foi incrível e engraçado, Kameo para PS2! Mas enfim, não culpo o vendedor, pois a função dele é de vender a TV e inclusive completou a informação:

- Você gosta de jogar? É excelente para jogar futebol! (Wining Eleven).

Pois é, essa é referência de jogo ainda no Brasil.

Amigos, eu posso estar MUITO errado nesse meu post, mas porque a Microsoft não aproveita ocasiões como essa para divulgar o console? Com toda a certeza, aposto meu PGR4 que não seria um investimento alto e nem precisaria de muito Hype. Mídia espontânea iria aparecer nos meios sem dúvida nenhuma.

Não seria uma ótima oportunidade de comprar um 360 em 12x no carnê ou cartão? Enfim, sei lá, divulgar o console! Dizer algo do tipo: Hello, estamos no Brasil!

O que a Microsoft poderia perder? Que seu console teria mais chamadas de 3 reds no Brasil? Talvez sim, só pode ser isso.

São essas coisas que eu acho que desanima o gamer aqui na Terra do Winning Eleven, (Sim, é irônia mesmo!) uma empresa com o porte da Microsoft que ainda trata um produto caro e desejado em algo ainda Elitezado com vendas somente em lojas especializadas ou por Internet que classificam os VGs como "Brinquedos eletrônicos".

Está completanto neste mês um ano que o console está no país, já passou da hora de popularizar um pouco mais o produto, natal está ai e é uma ótima oportunidade de conquistar novos gamers, alguns jogadores casuais e porque não até jogadores de Winning Eleven.

Porque acham que o PlayStation 2 virou febre? Observe o comercial do Carrefour que está sendo veículado nestas últimas semanas. Ps2 em torno de R$600,00. É Brincadeira? Algo que não está oficialmente no país ser visto ainda como única opção!

E enquanto isso voltamos ao Winning Eleven e suas 11 versões.

Um comentário:

  1. Você falou muito bem Diniz, popularização é a palavra chave nesse caso. Trazer o console para mais perto do público geral, afinal com uma grande maioria sedenta por tecnologia até mesmo o preço mais elevado do kit nacional pode ficar um pouco de lado.
    Eu também fiquei imaginando, quando vi as imagens de Halo e afins sendo rodadas nas tvs de LCD, o que aconteceria se junto delas tivessemos a oportunidade de experimentar o videogame.
    A Microsoft continua pisdando na bola quanto ao marketing...

    ResponderExcluir