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30 julho 2008

Funny or Die

por Carla Said (Meio e mensagem)

Pouca verba, muita criatividade e humor em doses cavalares: essa é a proposta do site Funny or Die. Criado há pouco mais de um ano, o projeto recebeu investimentos de US$ 20 milhões do Sequoia Capital e se tornou um dos maiores fenômenos cômicos na internet norte-americana. Com mais de 250 milhões de acessos e média de cinco milhões de novos usuários por mês, o portal chega ao Brasil nesta segunda-feira, 28, com o nome Morra de Rir.

Fazer comédia independente e criar uma nova forma para se comunicar com o público eram os objetivos de Will Farrel e Adam McKay - criadores do principal programa de humor da TV dos Estados Unidos, o Saturday Night Live -, quando lançaram o Funny or Die. Avaliado em US$ 100 milhões, o site é uma máquina de rir e de fazer dinheiro.

A empresa começa sua expansão pelo Brasil, e operações na Inglaterra e China já estão programadas para o final do ano. "O amadurecimento da internet e do consumidor brasileiro nos fez acreditar no projeto", diz Mauricio Duarte, diretor geral do Morra de Rir.

A fórmula combina conteúdo criado pelo portal e vídeos enviados pelos usuários, mas é o esquema de votação que faz a diferença. Os filmes podem "viver" ou "morrer", dependendo do seu grau de comicidade: se o vídeo for engraçado, permanece ativo, mas se for considerado sem graça, vai para o "túmulo".

Nomes como Danny DeVito, Bill Murray, Cameron Diaz e Fergie já fizeram graça na versão americana. Por aqui, o casting será mais eclético: Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Luis Miranda, Luana Piovani e Rogéria são alguns dos nomes programados.

O modelo de negócios é baseado na venda de publicidade e na produção de conteúdos exclusivos em vídeo para distribuição multiplataforma. Internet, celulares, cinema, televisão, mídia indoor, entre outros, podem se beneficiar com o projeto. A empresa aposta no grande tráfego do portal no Brasil e também na originalidade da produção para atrair grandes marcas e anunciantes. "Temos estrutura de produção própria, com estúdio, roteirista, ilha de produção e todo o resto", garante Duarte.

No site original, os anunciantes são grandes marcas como Apple, Sony, Motorola, Dior, Red Bull e HP. O brasileiro ainda espera conquistar investidores e, segundo Duarte, vai privilegiar a propaganda. A divulgação será quase exclusivamente na internet, além de algumas ações de flash mob que serão realizadas nas ruas.

Veja mais Will Ferrell videos no Morra de Rir


Nunca se esqueça de pagar as contas. Will Ferrell vai te mostrar porque neste vídeo, assistido por mais de 60 milhões de pessoas.

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